Museu de Congonhas é inaugurado




Vai ser inaugurado no próximo dia 15, às 10h30, o Museu de Congonhas, que terá o objetivo de potencializar a percepção e a interpretação das múltiplas dimensões do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, sítio histórico que, em 1985, recebeu o título de Patrimônio Cultural Mundial. A inauguração integra as comemorações dos 30 anos do título e dos 70 anos de existência da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Instalado em um edifício de 3.452,30 m², o museu foi construído ao lado do Santuário, a partir de um projeto do arquiteto Gustavo Penna, vencedor de concurso nacional. Em três pavimentos, tem sala de exposições, reserva técnica, biblioteca, auditório, ateliê, espaço educativo, cafeteria, anfiteatro ao ar livre e áreas administrativas. 

O Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, para onde o Museu dedica sua principal atenção, fica no Morro Maranhão, área urbana de Congonhas. Sua construção teve início em 1757 e se estendeu até o começo do século XIX. Trata-se de um conjunto arquitetônico e paisagístico formado pela Basílica, escadaria em terraços decorada por esculturas dos 12 profetas em pedra-sabão e seis capelas com cenas da Via Sacra, contendo 64 esculturas em cedro em tamanho natural. No conjunto trabalharam os artistas de maior destaque do período, como o escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1738-1814), e o pintor Manoel da Costa Athaíde (1760-1830).

A Sala de Milagres contígua ao Santuário abriga uma coletânea de ex-votos, objetos oferecidos em agradecimento por graças alcançadas. Ali está exposta a notável coleção de 89 ex-votos pintados, datados dos séculos XVIII ao XXI. O Santuário, além do seu valor artístico, é um importante centro de peregrinação. A grande romaria – o Jubileu – acontece anualmente, entre 7 e 14 de setembro, atraindo uma multidão de fiéis.

O Museu de Congonhas foi financiado com recursos captados pela Lei Rouanet e recursos próprios da Prefeitura de Congonhas (MG). Sua construção só foi possível graças aos patrocinadores BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), Santander, Vale e Gerdau.

 

Serviço:
Museu de Congonhas
Data: 
Inauguração dia 15 de dezembro de 2015, às 10h30
Local: na Alameda Cidade de Matosinhos de Portugal, s/n, Congonhas.

A instituição já está aberta ao público, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h; e quartas, das 13h às 21h

Ingressos: R$ 10

Haverá visitas mediadas oferecidas a grupos espontâneos. Informações: (+55-31) 3731-3056.



    Twitter

    Facebook

    Instagram